Valores civilizatórios afro-brasileiros através do ensino da capoeira na educação física escolar
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Ilustrador
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
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Resumo
Este produto acadêmico é uma pesquisa onde o objetivo geral é compreender como a prática da Capoeira na Educação Física Escolar pode ser uma das muitas formas de se trazer para o chão da escola os valores civilizatórios afro-brasileiros. As reflexões e diálogos entre toda literatura utilizada ao longo da pesquisa como referencial teórico deram origem a uma sequência didática de 8 aulas que, quando aplicada em uma escola de anos finais do ensino fundamental no Conjunto de Favelas da Maré, culminou com uma mudança de perspectiva dos alunos sobre o continente africano e sua diversidade cultural característica. Através do presente trabalho podemos perceber como são importantes as ações que utilizam os conteúdos sobre história da África como base de um currículo antirracista em prol de uma sociedade mais democrática, além de ser também uma ferramenta de pesquisa, estudo e prática de professores e professoras de Educação Física Escolar.
Descrição
Palavras-chave
Relações étnico-raciais - Estudo e ensino, Capoeira, Valores civilizatórios afro-brasileiros
Citação
Ferreira, Lucas Henrique. Valores civilizatórios afro-brasileiros através do ensino da capoeira na educação física escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.
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