Entre calles y clases: o poetry slam e alguns caminhos possíveis para o trabalho de letramento racial nas aulas de espanhol como língua estrangeira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Espanhol

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

No presente artigo, a partir de performances de poesia de slam latino-americano publicadas on-line, busco proposições para o trabalho com o gênero literário poesia slam nas aulas de espanhol como língua estrangeira. O poetry slam é um movimento que ganha força na América Latina ao proporcionar um espaço de expressão para uma parte da população que historicamente nunca foi ouvida. Nesse caminho, enxergamos no trabalho do movimento um dispositivo atual e efetivo para articular as noções de letramento literário e letramento racial na busca por estimular relevantes e eficientes debates que conectem a sala de aula e a sociedade que cerca a comunidade escolar. O objetivo principal é refletir sobre a importância das abordagens interculturais, fazendo com que o aluno, ao olhar para o outro, possa pensar e apreender sobre sua própria cultura e a realidade que o cerca

Resumen

A partir de performances de poesía de slam latinoamericano publicadas en línea, buscamos propuestas para el trabajo con el género literario slam poesía en las clases de español como lengua extranjera. El poetry slam es un movimiento que gana fuerza en Latinoamérica al proporcionar espacio para la población históricamente silenciada hablar y hacerse escuchar. En esa dirección, creemos que la poesía de slam es un importante objeto capaz de desarrollar las ideas de literacidad literaria y literacidad racial en la búsqueda por estimular relevantes debates para conectar la clase de español y la sociedad. El objetivo principal es reflexionar la importancia del enfoque intercultural, en lo cual el alumno piensa el mundo y aprende sobre su propria cultura y realidad

Descrição

Palavras-chave

Língua espanhola - Estudo e ensino, Língua estrangeira - Estudo e ensino, Campeonatos de poesia falada (Poesia Slam), Letramento literário, Letramento racial, Identidade cultural, Antirracismo, Pluralismo cultural

Citação

Silva, Guilherme dos Santos Ferreira da. Entre calles y clases: o poetry slam e alguns caminhos possíveis para o trabalho de letramento racial nas aulas de espanhol como língua estrangeira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0