Alagamentos, enchentes e inundações: uma sequência didática para o município de Maricá/RJ

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente artigo propõe a estruturação de uma forma de se trabalhar com os fenômenos dos alagamentos, enchentes e inundações e suas interfaces com o urbano, considerando as suas características e espacialidades na região central do município de Maricá/RJ. Para isso, foram elaborados produtos que podem ser aplicados na íntegra ou servir como referências para o desenvolvimento dos temas junto aos estudantes do 6° ano do ensino fundamental do município, sendo eles: uma avaliação prévia dos conhecimentos previamente consolidados sobre o tema, dois planos de aula sobre os assuntos e um roteiro de saída de campo. Além disso, os materiais audiovisuais que subsidiaram a elaboração desses produtos são disponibilizados, a fim de que a utilização do material possa ser adaptada e enriquecida por outras leituras. A tratativa dos temas no espaço de vivência dos estudantes aproxima e sensibiliza sobre problemas ambientais urbanos que se mostram presentes em intervalos de tempo cada vez mais próximos, no contexto das mudanças climáticas.

Abstract

This article proposes the structuring of a way of working with the phenomena of flooding and its interfaces with the urban, considering its characteristics and spatialities in the central region of the municipality of Maricá/RJ. To this end, products have been produced that can be applied in their entirety or serve as references for developing the themes with the municipality's 6th grade elementary school students, namely: a preliminary assessment of previously consolidated knowledge on the subject, two lesson plans on the subjects and a field trip itinerary. In addition, the audiovisual materials that supported the preparation of these products are made available, so that the use of the material can be adapted and enriched by other readings. Addressing the issues in the students' living space brings them closer together and raises awareness of urban environmental problems that are becoming more and more apparent in the near future, in the context of climate change.

Descrição

Palavras-chave

Geografia (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino, Educação ambiental, Mudanças climáticas, Inundações, Alagamento, Maricá (RJ)

Citação

SILVA, Leonardo Gomes Balbino da. Alagamentos, enchentes e inundações: uma sequência didática para o município de Maricá/RJ. 2023. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0